terça-feira, 3 de maio de 2011

Celibato

  Meios sobrenaturais para uma formação madura ao  
 Além dos meios naturais, para um carisma evangélico autentico e vivencia de uma consagração total a Deus, é indispensável o recurso freqüente aos meios espirituais, capazes de nutrir constantemente o fogo do amor divino em nós.
A força da Eucaristia: como vivificadora do celibato. O contato cotidiano com o corpo virginal do Senhor e a Sua presença no intimo do coração; nutridos com o Corpo e o Sangue do Senhor torna-se a grande força e esperança de renovar e acrescentar, dia após dia, a consagração a Cristo e receber o impulso conveniente para fazer do próprio corpo uma hóstia vivente, santo, agradável a Deus (cf. Rm 12,1). O consagrado se sente, além disso, incitado a reproduzir os atos eucarísticos: gratidão, doação radical, oblação, serviço, disponibilidade à Deus e aos irmãos tornando-se pão partilhado e vinho oferecido.
O Sacramento da Reconciliação: completará tal função santificadora com a periódica purificação do coração e com o renovado encontro com a fonte de toda santidade, que encherá o coração de uma nova alegria e gratidão.
Sobre a proteção da Virgem Maria: modelo da nova forma de vida e da consagração da existência ao serviço do Senhor. Também Ela foi escolhida e encontrou graça diante de Deus e, na consciência do Dom e com a sua resposta incessante, torna-se a guia de todos os chamados que, durante a história, se sentem enviados a percorrer o mesmo itinerário de virgindade.
Maria Santíssima é, ao mesmo tempo, a Advogada e a defesa dos virgens. Com a sua poderosa intercessão torna-se vida, doçura e esperança, para todos que percorrem a vida evangélica e oferece aos que recorrem a Ela com humildade, o seu eficaz patrocínio para uma fiel e crescente vida em Cristo.
Uma intensa vida espiritual: alimentada do amor do Esposo e entendida de contemplação e de vigilância, que facilitará o sentir-se na presença de Deus e o doar-se a uma oração que envolva também a dimensão corporal nas suas varias expressões. Um fervente encontro de amizade com o Mestre fará crescer todos os dias na sua intimidade e na comunhão com a sua existência virginal. Uma confiante suplica ao Senhor, para pedir a graça da libertação dos perigos e o Dom da fidelidade, acrescentará a segurança de chegar à meta da santidade.
Na alegria da comunhão fraterna: a castidade se poderá cuidar mais seguradamente, se os consagrados na vida comum saberão praticar um verdadeiro amor fraterno entre eles. É uma afirmação carregada de esperança e de responsabilidade; a comunidade se converte na perseverança e no crescimento vocacional: se existe um afetivo clima de amor vivo e de testemunho visível do “vejam como se amam”, assim o celibatário encontrará o ambiente propicio, um forte sustento nos momentos de dificuldade e de vazio afetivo e um precioso impulso na sua corrida para o acontecimento do seu ideal.
o acompanhamento espiritual: a comunicação com uma pessoa de confiança e de experiência, como um amigo que caminha ao lado, confortará oportunamente nas horas difíceis e aconselhará nas duvidas e nas incertezas. Tantas dificuldades e problemas, não poucas vezes vêem carregados sozinhos, multiplicando os riscos inúteis e suportando um peso desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário